Joanete: calçados inadequados são os principais vilões

Problema é mais comum entre as mulheres. Sapatos de salto alto e bico finos são apontados como grandes causados, em conseqüência da sobrecarga que provoca. Hoje o tratamento efetivo à deformidade continua sendo o cirúrgico

O termo “joanete” se refere à saliência óssea localizada na face medial do pé das pessoas portadoras de Hálux Valgo. Pode ser doloroso e causar vários transtornos como deformidades e dificuldade para uso de calçados fechados.

O Hálux Valgo é o desvio lateral do “dedão” do pé que se aproxima do segundo dedo. Essa alteração é geralmente progressiva e pode estar relacionada com fatores como predisposição familiar, uso de calçados inadequados, doenças reumáticas, pés planos e trauma. Atinge mais os adultos e é mais frequente nas mulheres. Pode surgir na infância, quando é denominado de Hálux Valgo Juvenil.

O sapato feminino, de salto alto e bico fino, aparece como um grande vilão para a formação e/ou progressão do joanete. Ele projeta grande parte do peso do corpo para o antepé, que se afunila na ponta do calçado, o que sobrecarrega os dedos e leva a deformidades e calosidades.

Com relação ao aspecto hereditário, não podemos negar a presença de fatores familiares, pois há muitos casos nos quais o joanete se repete em várias gerações. É consenso que, nas pessoas que apresentam um distúrbio básico do pé com predisposição para o aparecimento do joanete, o uso do calçado inadequado acelera o aparecimento deste desvio.

COMPLICAÇÕES

As doenças reumáticas, como a artrite reumatoide, artrite psoriática, lupus eritematoso sistêmico, entre outras, podem levar à formação do Hálux Valgo com dedos em garra e calosidades. É importante o diagnóstico dessas patologias para a definição do tratamento adequado.

As complicações mais relacionadas com o incômodo são os dedos em garra e a metatarsalgia de transferência (dor na face plantar central do pé) provocada pela sobrecarga durante a marcha. O tratamento conservador não leva em consideração a correção do joanete. Medidas suportivas, como o uso de calçados com forma larga e câmara anterior alta o suficiente para comportar confortavelmente os dedos, minimizam as dores e permitem um melhor convívio com o problema. O uso de espaçadores dos dedos, corretivos noturnos e palmilhas aliviam os sintomas dolorosos em casos bem indicados.

O único tratamento efetivo para corrigir o problema é o cirúrgico, que deve ser indicado naqueles pacientes que não conseguem sucesso com as medidas conservadoras já citadas. Mais de uma centena de técnicas cirúrgicas são propostas por diferentes autores, o que mostra que um mesmo procedimento não corrige todos os casos.

AVALIAÇÃO CRITERIOSA

O Hálux Valgo pode ser classificado por meio do exame radiográfico como leve, moderado ou grave. A avaliação criteriosa do grau de deformidade permite a escolha do tipo de cirurgia mais adequada, aumentando o índice de sucesso do tratamento. O paciente deve ser alertado que não se trata de uma cirurgia meramente estética, e sim funcional, cujo objetivo é a obtenção de conforto e comodidade ao uso de calçados comerciais.

Por se tratar de um desequilíbrio osteoarticular do pé, as correções devem ser realizadas mediante alinhamentos ósseos e posicionamento adequado das articulações. O tempo estimado para que ocorra a consolidação óssea e a cicatrização total das partes moles é de seis semanas. Durante esse período o (a) paciente deverá fazer uso de talas ou calçados especiais.

É difundida a ideia de que a cirurgia para correção do joanete é extremamente dolorosa. Não é verdade. O uso de bons analgésicos permite um período pós-operatório tranquilo, o que torna o quadro álgico compatível com qualquer outro procedimento operatório. Deve-se lembrar que o limiar de dor é próprio de cada indivíduo e que a cirurgia não deve causar o mesmo sofrimento em diferentes pacientes.

[...]

Por Dr. Orides Rinaldi Merino


Matéria enviada por uma leitora do blog

Nenhum comentário: