Experiência da Natália

Olá pessoal, vou colocar aqui o relato de mais uma colega que está compartilhando conosco sua experiência. Obrigada Natália! Beijos

OPERATÓRIO E PÓS-OPERATÓRIO HALLUX VALGUS

Eu sou a Natália, tenho 19 anos, moro em Eldorado do Sul – Região Metropolitana de Porto Alegre. Realizei minha cirurgia no hospital Divina Providência, na zona sul desta capital. O médico traumato-ortopedista que operou meu pé direito (e, em seguida, irá operar o pé esquerdo), foi o Dr. Daniel Menegaz e sua equipe. Caso alguém queira o contato dele, pode pedir!

DIA DA CIRURGIA

No dia da cirurgia, estava muito nervosa e com muito medo, afinal todos sempre diziam que a dor seria muito intensa e a recuperação horrível.

Entrei na sala de cirurgia, a equipe super descontraída, muito tranquilo também. Tomei anestesia peridural (na coluna região lombar/toráxica). Contudo, a anestesia não pegou! Continuei a sentir e mexer as pernas e pés, apenas um leve adormecimento. Eis que o anestesista me explicou que não poderia me dar uma nova anestesia daquelas e, então, ele me daria um sedativo para que eu dormisse. E assim aconteceu.

PÓS-CIRURGIA –HOSPITAL

Acordei da cirurgia uma hora e meia depois, na sala de recuperação, onde permaneci durante a madrugada e a manhã do dia seguinte. Não senti nenhuma dor no hospital! Raramente sentia uma fisgadinha, um repuxo... Mas não pude chamar isso de “dor”. Quando obtive alta hospitalar já saí com a sandália de Barouk. Caminhei somente da cadeira de rodas até entrar no carro e sempre com o pé pra cima.

PÓS-CIRURGIA – EM CASA

Logo que cheguei em casa, já subi escadas. Meu quarto fica na parte de cima, então tive que subir pra lá. Muito devagar, com ajuda e apoio, subi sem sentir nada. Quando deitei na cama, com travesseiros pra deixar o pé pra cima, só me levantei dali pra ir ao banheiro, que ficava bem perto. O repouso foi total nos quatro dias seguintes. E as dores?! NADA! Acredito que o repouso tenha sido fundamental para ausência de dor. Tomei antibiótico por 7 dias e antiinflamatório por 12 dias após a operação.

CURATIVOS

Ao completar 7 dias da cirurgia, retornei ao hospital para realizar curativo. As faixas e gases foram retiradas, a área limpada e um novo curativo foi feito. Não havia inchaço, nem estava roxo. Estava lindo, perfeito!

Depois, retornei aos 14 dias da cirurgia para retirar os pontos. Confesso: ESSA FOI A PIOR PARTE. Doeu muito a retirada de pontos, sangrou e ficou dolorido por horas. Mas, com paracetamol a dor foi sumindo e logo passou. Depois, nada de dores de novo. Somente depois da retirada de pontos que eu comecei a dar “passos maiores”; desci escadas, caminhei um pouquinho mais, sempre com apoio e com a sandália de Barouk. Sem os pontos, continuei com curativos em todo o pé e sem poder molhar o pé.

Aos 20 dias da operação fiz novo curativo. Dessa vez já sendo liberada para caminhar um pouco mais. Aqui começou a inchar bastante o pé, e ao retirar os curativos, notei que estava bem roxo, o médico disse que era absolutamente normal. A partir daqui, pude molhar o pé no banho, deixar sem curativo – colocando gase e atadura somente ao caminhar – para proteger a cicatriz do atrito com a sandália de Barouk. O médico também disse que essa sandália, deve ser usada por 6 semanas após a operação!

Agora, continuo sem nada de dores, somente um pouco inchado e roxo. Estou passando uma pomada (cataflan gel) para cicatrização, diminuição do inchaço e prevenção de inflamações. Estou muito feliz com os resultados e acredito que o principal fator pra eu não sentir nenhuma dor no pós-operatório foi o repouso total e absoluto até agora.

Hoje, 24 de setembro de 2010, faz 21 dias da operação, daqui duas semanas farei o RX para ver os parafusos. Quando os tiver em mãos, mando pro blog, pra compartilhar também. Não vejo a hora de poder fazer o pé esquerdo!

Beijos.

Natália Mottini

(Natalia_mottini@yahoo.com.br; twitter.com/nataliamottini)


Seguem as fotos:


Curativo. Com 19 dias

Pé direito inchado com 21 dias

Pontos. 21 dias

Camparação: Pé direito com cirurgia e esquerdo sem cirurgia!

22 comentários:

Anônimo disse...

Oi, toda cirurgia de joanete usa parafusos ou depende do caso?
Tenho vontade de realizar essa cirurgia, mas tenho medo das dores. Depois posso usar sapatos normalmente? Ou só poderei usar papetes?

Suélen disse...

OLA PERCEBI QUE VC TEM UMA SALIENCIA DO LADO EXTERNO DO PÉ,TBM TENHO E ESTOU PRETENDENDO RETIRAR, MAIS ESTOU COM MEDO DE DOER...VC TBM PRETENDE RETIRAR ELE!

Anônimo disse...

Olá,
Por gentileza, desculpe mas não encontrei seu nome aqui no blog, gostaria de saber seu e-mail para lhe enviar alguns questionamentos e trocar ideias a respeito dessa cirurgia, recuperação, etc.

Ficaria muito grata!
Abraço, Deisi.

Euzinha disse...

1º ANÔNIMO: Depois de 1 ano de cirurgua vc poderá usar até salto alto. Depende do caso, as vezesaté antes. Mas lembrando que salto de bico fino é um veneno para joanetes. E não é para se usar salto alto todos os dias!!

2º ANÔNIMO: O email de quem contou este relato foi a Natalia e é: Natalia_mottini@yahoo.com.br.
O Meu email (dona do blog) é: mandapraje@yahoo.com.br.
Uso o nick EUZINHA pq não gosto de me identificar como sendo a dona daqueles antigos pés horrorosos!
:)
Beijokas

Anônimo disse...

hahaha, gostei da parte de não querer se identificar com os "antigos pés", rsrsrsr.

Querida, eu deixei um recadinho aí no mural, não sou mto boa nisso, vamos ver se foi (tive que colocar Cris porque meu nome come;ca com De e aí nao enviou..)
Ah, também enviei um e-mail suuuper enorme pra voce, com algumas grandes dúvidas... Se puder responder, ficaria mto feliz!!
Beijão, Deisi Cristina.

Natália disse...

Olá, Je!

Criei um blog para compartilhar minha experiência e relacionei o teu blog (inspirador pra o meu!) lá no pes.hallux.blogspot.com

Visita lá!

Beijos.

Layla disse...

Vou operar o pe esquerdo amanha e estou com bastante medo da tal dor do pos operatorio.
Pesquisei bastante e pelo visto nem todo mundo sente tanta dor. Espero que eu seja agraciada com um pos operatorio tranquilo.

Tenho joanete desde crianca e detesto! Todo dia quando tiro o sapato sinto como se fosse um corpo estranho, uma coisa que me incomoda e nao faz parte de mim. Nesse momento sinto uma vontade enorme de arrancar essa deformidade de mim!

Mesmo com tanta conviccao estou com medo...
Me confortam os depoimentos que li de quem fez e diz "vale a pena".
Tomara que eu diga o mesmo daqui uns dias ou semanas.

Abracos,

Layla

Leticia disse...

Fiz minha cirurgia de joanete no dia 17/01/2011. Confesso que tinha medo, principalmente das dores, que as algumas pessoas que fizeram, sempre comentam. Mas a operação foi muito tranquila, senti apenas uns repuxos no pé, no segundo dia, mas foi por pouco tempo. Depois disso, não senti mais nada. Meu pé agora está com gesso (com o formato muito parecido com esse da foto de 19 dias da Natalia). Vou tirar fotos do meu pé, assim q eu retirar o gesso. Mas pelo q vi, o resultado ficou ótimo, nem acredito que não tenho mais joanete. Eu não fiz por vaidade, o meu problema era o dor que a joanete causava. Fiz minha cirurgia no Pronto Socorro de Fraturas, localizado no Bairro da Torre, em João Pessoa-PB, com o Dr. Renato Queiroz. Vou mandar mais detalhes e fotos do meu pé, em breve. Espero poder ajudar aqueles que precisam operar, dando muitas informações para esclarecer as dúvidas.

rô disse...

LI SEU DEPOIMENTO E FIQUEIMAIS ANIMADA PARA FAZER MINHA CIRURGIA TAMBÉM.JÁ FIZ UM PÉ A 4 ANOS MAS DESA VEZ O MÉDICOVAI USAR UM PARAFUSO DISSE QUE É BEM MELHOR E A RECUPERAÇÃO TAMBÉM.VOCÊ USOU A BOTA TAMBÉM?

Anônimo disse...

FIZ A CIRURGIA HÁ 3 DIAS E Ñ TENHO SENTIDO DORES NO PÓS. MAS AINDA Ñ COLOQUEI O PEZINHO NO CHÃO, SÓ DEPOIS DA LIBERAÇÃO DO MÉDICO. Ñ TENHAM MEDO, FAÇAM PQ Ñ É UM BICHO DE SETE CABEÇAS.

BJS

Anônimo disse...

HOJE FAZ 5 DIAS QUE OPEREI E FUI TROCAR O CURATIVO E... BELEZA! APROVEI O RESULTADO! Ñ TENHO SENTIDO DORES E JÁ COMECEI A DAR OS PRIMEIROS PASSINHOS COM A SANDÁLIA DE BAROUK. ESTÁ UM POUCO INCHADO, ÓBVIO, MAS NADA QUE ASSUSTE. GENTE, VALE MUITÍSSIMO A PENA. CONSERTEM SEUS PEZINHOS!

Elaine disse...

Olá! Vou fazer a cirurgia semana que vem (08/09) e esse blog tem me deixado cada dia mais corajosa. Vou operar os dois pés! Sendo que vou seguir a dica de REPOUSO pq a dor é que me amedronta!

Anônimo disse...

olá meu nome é maria, tenho joanetes nos dois pés tenho uma curiosidade hoje em dia vc sente alguma dor ou tem alguma sensibilidade nos pés

Anônimo disse...

HÁ QUASE TRÈS ANOS OPEREI MEU PÉ DIREITO, POIS TINHA JOANETE, E SOBREPOSIÇÃO DO SEGUNDO SOBRE O TERCEIRO DEDO. FOI CIRURUGIA PERCUTÂNEA. NÃO DOEU É CERTO, MAS OS RESULTADOS FORAM PÉSSIMOS E AMANHÃ DE NOVO A VIA SACRA DE NOVA TENTATIVA PARA COMPOR O QUE FICOU ERRADO, MAS DESTA VEZ OUTRO CIRURGIÃO, CIRURGIA TRADICIONAL COM ARTRODESE NO DEDO GRANDE E PARAFUSOS, PENSO NO SEGUNDO DEDO. O MÉDICO ACONSELHOU A OPERAR TAMBÉM O DIREITO, QUE JÁ TEM JOANETE, MAS POR PRESSÕES FAMILIARES, OPERAREI SÓ O ESQUERDO. QUERIA DEIXAR A FOTO DO "ANTES",PARA COMPARAR COM O DEPOIS, MAS NÃO ESTOU A VER COMO O FAREI.
OBRIGADA POR ESTE BLOG!! APROVEITO PARA DESEJAR A TODOS UM FELIZ 2012!!!

Anônimo disse...

E AQUI ESTOU 20 DIAS APÓS A CIRURGIA, SEM DOR, DE BAROUK MAS MUITO PREOCUPADA POIS OS DEDOS DO PÉ OPERADO, QUANDO ANDO, ESTÃO EMPINADOS E SINTO O PEITO DO PÉ MUITO REPUXADO! SERÁ QUE ESTOU PERANTE UM SEGUNDO DESAIRE!!!JÁ NÃO TENHO PENSO E VOLTO AO MÉDICO NO PROXIMO DIA 16. TENHO FEITO TUDO DIREITINHO COMO O MÉDICO ME RECOMENDOU. ATÉ CIGARRINHO DEIXEI! NÃO QUE FUMASSE MUITO, MAS FUMAVA E ESTOU SENTINDO FALTA NÉ?PARA TODAS AS QUE JÁ OPERARAM E PARA AS QUE VÃO OPERAR DESEJO SOLIDARIAMENTE AS MAIORES FELICIDADES E UNS PÉS SEM DOR NEM DEFORMIDADE!!!

Isvaldete Lacerda disse...

Eu fiz a Cirurgia dia 06/09 é como nossa amiga acima postou (Natália) a minha esta perfeita ainda estou usando a sandália e contando os dias para parar de usar, mas ficou lindo mesmo...

Jana disse...

Olá, também sofro com minha joanete, pois as dores me incomodam, gostaria muito de passar pelo procedimento, mais ainda estou com algumas duvidas. Alguém que já tenha passado pela cirurgia sabe se após o procedimento podei voltar a usar salto? Se alguém puder me ajudar fico grata.

Anônimo disse...

Ola gente vi os depoimentos de vocês e to confiante que dessa vez vai dar certo !!!! Fiz cirurgia do pe direito a uns 3 anos atras e a tecnica que o ortopedista fez infelimente nao funcionou pro meu caso e acabou voltando... Decidi procurar outro ortopedista ele conhece o medico que fez minha primeira cirurgia trabalha na clinica dele !!! =) bem... Fui me consultar com outro ortopedista... Gostei dele de modo geral (como profissional) .... Ele examinou meus pes direitinho... E vamo que vamo fiz os exames que ele passou e voltei pra mostrar os exames dae a cirurgia foi marcada !!!! Fiz cirurgia do pé esquerdo dessa vez e ele retirou o parafuso do pé direito (vou operar depois) hoje fazem 3 dias que operei o pe esquerdo e espero que tenha dado certo essa nova tecnica que ele fez!!!! To na fase ainda de repouso sem colocar o pe no chaoo !!!! Apos a cirurgia quando acordei nao senti dores graças a Deus!!!! To tomando antibioticos... Para prevenir as dores.... =) que meu medico receitou... Na proxima consulta que eu for dia 1 de janeiro de 2013 posto como foi !!!! Aaah vou começar a usar sandalias de barouk que o medico encomendou pra levar na proxima consulta !!!! Um abraço amigavel a todos e ate a proxima postagem !!!!

Anônimo disse...

Gostei desse blog !!!!! E fiquei animada pra dividir minha experiencia com vocês !!!!! =) depois conto como meu pé ficou ... Hihihi (pois não vi ainda...) Irei a proxima consulta dia 1 de janeiro de 2013 =) um feliz natal a todos e um ano novo cheio de realizaçoes !!!!!

Pollyanna disse...

Ola pessoal,
Fiz cirurgia de joanete nos dois pes no dia 15/01/2012. Correu tudo muito bem na cirurgia e ate agora o pos operatorio esta indo muito bem. Ja fui trocar o curativo no dia 21/01 e o medico falou que ta tudo certo. Acredito que o segredo para nao sentir dor e o repouso. Estou usando sandalia barouk pra ir ao banheiro andando e tomar banho. Na semana que vem vou retirar os pontos e na quarda feira dia 30 ele me liberou para trabalhar, mas e claro, mais quietinha... No dia 15 de fevereiro eu ja posso tirar a sandalia barouk, afff, horrivel.
A dica que eu do pra quem deseja fazer e pesquisar bons medicos, afinal com pe nao se brinca. Eu consultei com 5 medicos antes de escolher o meu, que alias, achei ele e sua equipe perfeita em tudo... E ele passa muita tranquilidade e seguranca. E se ele achar
arriscado fazer em algum caso, ele nao vai
fazer mesmo ( super responsavel).
A segunda dica e ficar realmente quietinho com os pes pra cima. O pior da cirurgia pra mim esta sendo isso rsrsr, parece ter 1 mes....
Depois posto mais noticias. E quem quiser o nome do medico eu passo, mas e de BH - MG.
Sou a favor de acabar com o drama de algo que incomoda tanto e ser felez!!! Mas com muita responsabilidade, saude em primeiro lugar.
Beijos, espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Oi, gente.
Fiz a cirurgia de joanete dia 22 de julho. Ao contrário do que li aqui, o meu pé está doendo bastante. Fiquei de muletas por 4 dias após a cirurgia. Quando comecei a pisar com a bota, algo aconteceu. Houve um sangramento na cicatriz e acúmulo de sangue nos tecidos. Senti muita dor, sorte que não infeccionou. O médico fez uma drenagem manual ontem, empurrando o sangue pela cicatriz. Quase desmaiei de tanta dor, dor mesmo. Me senti torturada. Hoje estou melhor, mas não tenho dormido por causa da dor. E ainda voltei para as muletas por tempo indeterminado. Claro que não estou arrependida, porque eu sentia dor até dormindo antes da cirurgia. Só aconselho a fazer a cirurgia em casos extremos de dor, porque NÃO É UM CIRURGIAZINHA NÃO! É bravo! Abraços, Érika

rosicleia disse...

Vou operar dia 22 e estou nervosa e com bastante medo... pois tempo medo dá dor do pós operatório... mais espeRO em deus a dei tudo certo...