Experiência da Natália

Olá pessoal, vou colocar aqui o relato de mais uma colega que está compartilhando conosco sua experiência. Obrigada Natália! Beijos

OPERATÓRIO E PÓS-OPERATÓRIO HALLUX VALGUS

Eu sou a Natália, tenho 19 anos, moro em Eldorado do Sul – Região Metropolitana de Porto Alegre. Realizei minha cirurgia no hospital Divina Providência, na zona sul desta capital. O médico traumato-ortopedista que operou meu pé direito (e, em seguida, irá operar o pé esquerdo), foi o Dr. Daniel Menegaz e sua equipe. Caso alguém queira o contato dele, pode pedir!

DIA DA CIRURGIA

No dia da cirurgia, estava muito nervosa e com muito medo, afinal todos sempre diziam que a dor seria muito intensa e a recuperação horrível.

Entrei na sala de cirurgia, a equipe super descontraída, muito tranquilo também. Tomei anestesia peridural (na coluna região lombar/toráxica). Contudo, a anestesia não pegou! Continuei a sentir e mexer as pernas e pés, apenas um leve adormecimento. Eis que o anestesista me explicou que não poderia me dar uma nova anestesia daquelas e, então, ele me daria um sedativo para que eu dormisse. E assim aconteceu.

PÓS-CIRURGIA –HOSPITAL

Acordei da cirurgia uma hora e meia depois, na sala de recuperação, onde permaneci durante a madrugada e a manhã do dia seguinte. Não senti nenhuma dor no hospital! Raramente sentia uma fisgadinha, um repuxo... Mas não pude chamar isso de “dor”. Quando obtive alta hospitalar já saí com a sandália de Barouk. Caminhei somente da cadeira de rodas até entrar no carro e sempre com o pé pra cima.

PÓS-CIRURGIA – EM CASA

Logo que cheguei em casa, já subi escadas. Meu quarto fica na parte de cima, então tive que subir pra lá. Muito devagar, com ajuda e apoio, subi sem sentir nada. Quando deitei na cama, com travesseiros pra deixar o pé pra cima, só me levantei dali pra ir ao banheiro, que ficava bem perto. O repouso foi total nos quatro dias seguintes. E as dores?! NADA! Acredito que o repouso tenha sido fundamental para ausência de dor. Tomei antibiótico por 7 dias e antiinflamatório por 12 dias após a operação.

CURATIVOS

Ao completar 7 dias da cirurgia, retornei ao hospital para realizar curativo. As faixas e gases foram retiradas, a área limpada e um novo curativo foi feito. Não havia inchaço, nem estava roxo. Estava lindo, perfeito!

Depois, retornei aos 14 dias da cirurgia para retirar os pontos. Confesso: ESSA FOI A PIOR PARTE. Doeu muito a retirada de pontos, sangrou e ficou dolorido por horas. Mas, com paracetamol a dor foi sumindo e logo passou. Depois, nada de dores de novo. Somente depois da retirada de pontos que eu comecei a dar “passos maiores”; desci escadas, caminhei um pouquinho mais, sempre com apoio e com a sandália de Barouk. Sem os pontos, continuei com curativos em todo o pé e sem poder molhar o pé.

Aos 20 dias da operação fiz novo curativo. Dessa vez já sendo liberada para caminhar um pouco mais. Aqui começou a inchar bastante o pé, e ao retirar os curativos, notei que estava bem roxo, o médico disse que era absolutamente normal. A partir daqui, pude molhar o pé no banho, deixar sem curativo – colocando gase e atadura somente ao caminhar – para proteger a cicatriz do atrito com a sandália de Barouk. O médico também disse que essa sandália, deve ser usada por 6 semanas após a operação!

Agora, continuo sem nada de dores, somente um pouco inchado e roxo. Estou passando uma pomada (cataflan gel) para cicatrização, diminuição do inchaço e prevenção de inflamações. Estou muito feliz com os resultados e acredito que o principal fator pra eu não sentir nenhuma dor no pós-operatório foi o repouso total e absoluto até agora.

Hoje, 24 de setembro de 2010, faz 21 dias da operação, daqui duas semanas farei o RX para ver os parafusos. Quando os tiver em mãos, mando pro blog, pra compartilhar também. Não vejo a hora de poder fazer o pé esquerdo!

Beijos.

Natália Mottini

(Natalia_mottini@yahoo.com.br; twitter.com/nataliamottini)


Seguem as fotos:


Curativo. Com 19 dias

Pé direito inchado com 21 dias

Pontos. 21 dias

Camparação: Pé direito com cirurgia e esquerdo sem cirurgia!

Leia mais...

2 anos de cirurgia!

Oi turminha!! Como estão vcs? Como estão suas pós cirurgias, suas pré cirurgias e suas futuras cirurgias?? hehehe
Eu fico sem tempo pra passar por aqui e postar! Desculpem-me!
Mas sempre venho dar uma lidinha nos comentários de vcs!
Estou fazendo 2 anos da primeira cirurgia (que fiz nos 2 pés) aquela tenebrosa mesmo, aquela que subi pelas paredes de dor.. hehehe.. Gente, nem parece.. que rápido! E faz 1 ano que fiz a segunda cirurgia, que foi só uns reparos!!
Vou falar uma coisa pra vocês: SE DÓI MUUUUUUUUUUUUUUUUITO, SE É ASSUSTADOR FAZER A CIRURGIA... NÃO IMPORTA!!! O QUE IMPORTA É OLHAR PRA TRÁS E PROS PÉS E VER QUE V A L E U A PENA MESMOOOOO!!
Gente, vale a pena!! Acreditem! Hoje estou super feliz!
Quando fiz a cirurgia, pra quem ja leu aqui, sabe que nunca nenhum companheiro meu viu meus pés, inclusive meu ex marido.
Hoje, tenho um namorado, e exibo meus pézinhos sem nem ligar!! Vocês podem imaginar o que é isso não?? Era meu sonho ir numa praia, usar chinelos de dedos, andar descalso sem ficar achando que tem alguem analisando meus pés (que sempre tem.. nao adianta).

E quem quiser compartinar sua história, pode ser curta ou compriiiiiiiida, não importa! É só me mandar um email, escrito tudo certinho, que posto no blog com prazer. Se tiver fotos, melhor ainda!
Afinal, este blog é de todos nós que temos ou já tivemos essa droga de joanetes nos pés!!
Beijos em todos e venham sempre aqui.


Leia mais...

Mais uma colega dividindo conosco sus experiência

Fotos do antes e de 1 mês e meio depois da cirurgia.


"Meu pés realmente eram muito feios, mas tomei coragem e operei os dois ao mesmo tempo. Só senti muitas dores no pós operatório, depois durante 15 dias senti dores leves. Hj não sinto mais dor nenhuma, ando bem, dirijo, desço escadas normalmente.
A única coisa que atrapalhou minha cirurgia e´ que desde que cheguei em casa tive que fazer tudo sozinha, acabei no 4º dia torcendo feio o meu pé direito e por isso até hj ainda não cicatrizou totalmente e o inchado não sai de jeito nenhum, coloquei 3 pinos no pé direito.
O pé esquerdo eu coloquei somente um pino e não torci, por isso a cicatrização foi rápida e quase não incha mais. Não me arrependo, adorei o resultado e tenho certeza que depois que o pé direito desinchar vai ficar melhor ainda.
Bjs"

*******************************

Maravilha não?? A recuperação dela está sendo muito boa!! Que isso ajude os medrosos.. hehehe.. beijos pra todos

Leia mais...

Experiência de outra colega nossa!!

No hospital

Curativos primeiras semanas

Pós retirada dos pontos

Após a liberação do médico

Sua história que recebi por email, junto com as fotos.
"Tenho dois filhos, uma pequena, 5 anos e um adolescente.
Resumindo:
Operei os dois pés. Na primeira noite, no hospital fiquei com a sandália de Baruk e não bebi nem água para não ter que ir ao banheiro. No dia seguinte recebi alta. Fui ao banheiro, caminhando lentamente, com muito medo. Me apossei do sofá da sala. Na hora de dormir, doeu muito! Quase chorei.
No começo, nos primeiros dias, foi bem dolorido.
Ia ao banheiro com a sandália de Baruk com a ajuda dos familiares, segurando nas paredes. Não tirei o curativo durante 3 semanas. Tomava banho sentada e com sacos plásticos amarrados aos pés (meu banheiro no andar debaixo não tem chuveiro, foi na base do balde e da caneca). Em nenhum momento me atrevi a ficar em pé. O meu filho até me trouxe um pinico para que eu não o chamasse e dependesse dele tantas vezes. Aff! Nesse período, em S. Paulo, houve um rompimento de uma adutora da Sabesp, todos ficaram sem água por 5 dias... no fim estava toda a família tomando banho de caneca.
Moro em um sobrado e dormi a primeira semana no andar debaixo, na sala. Meu marido começou a dormir na sala para me acompanhar, mas eu disse que não havia necessidade.
Na segunda semana tomei coragem e subi a escada com muito cuidado. A rotina da casa mudou. Meu marido fazia a comida. Todas as refeições eram feitas no quarto do casal. Improvisamos um grande espelho como mesa.
Nesse período, ainda bem que as crianças estavam de férias e o marido também. Depois ele retornou ao trabalho, mas as crianças continuavam de férias. A pequena foi para a casa dos avós, voltando no fim de semana, e o filho mais velho ficou comigo. Tadinho... fazia o leite com chocolate frio (eu nem gosto, prefiro café com leite), comprava pão, trazia a margarina, faca, etc... tudo na cama. Dormia até tarde de propósito, assim acordava 12h tomava o café da manhã e ficava aguardando o marido chegar para fazer a janta. Lógico que rolava uns quitutes e salgadinhos no meio da tarde, o que me deixou mais rechonchuda.
A casa, nesta altura do campeonato, estava um horror. O marido e o filho faziam uma limpeza, mas dois homens não fazem igual a uma mulher.
No meu trabalho estava tudo bem, estávamos em férias coletivas, mas logo retornaríamos, mesmo assim, vinha o Carnaval...etc...um monte de feriados pela frente. Achei que não haveria grandes problemas e realmente não houve.
Aos poucos melhorava.
Com 20 dias eu retirei os pontos. Aff! Nem quero comentar, suava...pude retirar os curativos para lavar o machucado, depois recolocá-los.
Até relatei neste blog que um pé estava Ok, o outro (esquerdo) latejava em baixo, repuxava. Mas passou...
Comecei a arrumar a casa aos pouquinhos: sentava no banquinho e esfregava o banheiro, coloquei uma cadeira giratória e com rodas na cozinha assim lavava a louça, as crianças retornaram às aulas coloquei na perua escolar (não podia dirigir), fazia a comida (muito nuggets assado, lazanha, legumes... tudo congelado e prático), lavei até as camisetas das crianças na pia...
O trabalho, de certa forma, eu nunca larguei, exerço um cargo de confiança e fiz muita coisa pela internet e telefone. Viva a tecnologia!!!
Voltei, ontem, depois de um mês e meio, ao médico e fui liberada, obtive alta total. Vou retornar ao trabalho semana que vem. Já posso dirigir. O doutor pediu que comprasse uma Papete da Azaléia para andar (primeira vez que vou usar uma sandália ou papete em público!!! Nem sei como vou reagir). Até agora não tive muita coragem de andar sem o Baruk. Não tenho nenhum sapato para dirigir, só tenho tênis (preciso sair para comprar a tal papete, o que faço?). Sou um tatu na toca, vou estranhar sair...
Não tenho dores...mas ontem...o doutor falou que não precisava fazer fisioterapia, mas um exercício doidão de puxar o dedão para frente e para tráz, não importa o quanto doa, mas é para fazer, várias vezes ao dia. Tanto tempo sem nem deixar ninguém encostar e de repente maior estupidez com os coitados...Ontem fiz o exercício.... resultado: o pé que nunca incomodou amanheceu super dolorido...ave!!!
Posso fazer exercício físico como: abdominal, etc...mas nada que use os pés...
Assisti muita tv, muitos programas de mulheres na Discovery Home and Health ("10 anos mais Jovem"; "Esquadrão da Moda"; "Mude meu estilo", etc...) quem sabe ao menos aprendi a me cuidar e me vestir melhor! Li apenas um livro, fiz final em um jogo de vídeo game, assisti ao final da Patinação Artística das Olimpíadas de Inverno, fiquei informadíssima com as notícias inúteis divulgadas pela tv...
É isso! Tomara que o joanete não retorne, estou satisfeita com tudo. Cheguei a brigar com filho, marido, etc...mas tudo na vida passa...
No fim...o resumo não foi tão resumido..

Um beijão!"

********************************
Alguma semelhança, não é mera coincidência..hehehe..
é a realidade de um pós-operatório de joanete!!!
********************************
Obrigada florzinha, por compartilhar com todos aqui tua experiência e fotos!!!
Leia mais...

3 meses depois da operação de nossa colega!

Aqui as fotos com 3 meses de recuperação, da nossa colega:
http://os-pes.blogspot.com/2009/12/fotos-de-outra-leitora-do-blog.html

Ela disse no email com as fotos: "Estas fotos foram tiradas após 3 meses da operação, já faço de tudo, apesar do pé ainda inchar um pouco. Apenas descer escadas me custa, porque não consigo dobrar totalmente o pé. Estou muito satisfeita e a pensar ser operada ao direito para o ano. Beijos."


*****************************************

Ela me lembrou de um detalhe: descer escadas!! Gente, eu custei a descer escadas!!
Porque dobrar os pés para descer dói muito. Eu descia praticamente com o calcanhar..hehe

Leia mais...

Vídeos

Uma colega nossa, Mellissa colaborou com excelentes links de vídeos que estão no youtube.
Obrigada Mellissa!! Beijos

Mellissa disse...
Querida moderadora...
Colocarei uns links de pessoas que compartilharam suas experiências no YouTube. Se não achar adequado...delete. Bjs.

Pessoas que operaram...
http://www.youtube.com/watch?v=9LZ_v-8Rne8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=I8jBbNtc6jQ&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=FsgADpJ00VA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=rLXjtN37lGs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=QXxUcXwv9hw



Uma moça comparando os dois pés (o operado e o que ainda tem joanete)
http://www.youtube.com/watch?v=DVlXDWZNcnM&feature=related
Obs.: eu achei o pé dela muito roxo!



Vídeo da operação
http://www.youtube.com/watch?v=Rjcn0JbVOzg

Essa moça viu a sua operação. O mais interessante, além de estar acordada, é que estava de roupa, com unha pintada...que é isso?
parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DKEGXkNO21c

parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=NkTHP7QmIIk&feature=related
Leia mais...